domingo, 19 de agosto de 2007

Biografia da Archigram







Archigram foi um grupo arquitetônico de vanguarda formado nos anos 60 - com base na Architectural Association School of Architecture, em Londres, com visão futurista e anti-heróica. Se inspirou na tecnologia para criar uma realidade expressa em projetos hipotéticos. Seus principais membros foram Peter Cook, Warren Chalk, Ron Herron, Dennis Crompton, Michael Webb e David Greene. Publicaram suas idéias no panfleto Archigram a partir de 1961. Defendiam uma abordagem high tech, com infra-estrutura leve, experimentando com tecnhologias de encaixe, ambientes descartáveis, capsulas espaciais e imagens de consumo de massa. Seu trabalho apresentava uma visão sedutora de um futuro da era da máquina, de uma sociedade orientada para o consumo e altamente informatizada.
Tiveram como influência a obra do
futurista Antonio Sant'Elia, assim como de Buckminster Fuller. As propostas do Archigram, por sua vez, tornaram-se um repertório indisputável para tendências futuras, principalmente o modernismo conhecido como high-tech de Norman Foster, Renzo Piano e Richard Rogers.
Entre os principais trabalhos do Archigram estão as "Walking Cities" (cidades móveis) de Ron Herron e a "Plug-in-City" (cidade de encaixe) de Peter Cook, ambas de
1964.
* Texto extraido da Wikipedia

Nenhum comentário: