quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Formação das Cidades




Dubai









Dubai é a maior cidade e emirado dos Emirados Árabes Unidos. É a capital do emirado de mesmo nome. Tem cerca de 1.570.000 habitantes. Pertenceu a Abu Dhabi até 1833. Diz-se que Dubai possui 30% dos guindastes de construção do mundo. O petróleo representa apenas 3% da economia e o turismo 33% (sendo o mais atuante). Crescimento do PIB em torno de 19% (mais que o dobro da China). Inicialmente uma aldeia de pescadores e coletores de pérolas existente há séculos na baía da Dubai, a cidade nova e moderna data da década de 1830, quando a tribo Bani Yas, da família dos Al-Maktoum ali se instalou e recusou obediência a Abu Dhabi. Os xeiques seguintes estimularam os contatos com os estrangeiros, especialmente britânicos, enquanto Dubai tornava-se um porto de escala. Dubai é servida pelo Aeroporto Internacional de Dubai. a cidade esta construindo um novo aeroporto, o Dubai World Central International Airport, planejado para ser o maior do mundo com capacidade para 120 milhões de passageiros por ano. Dubai hoje é um dos maiores desenvolvimentos arquitetonicos do mundo, onde a arquitetura é investida como turismo. A cidade artificial onde se pode visitar diversos países do mundo num só lugar. Isso por que Dubai esta levantando arquiteturas tipo e modelo de outros países com algumas cópias ou inspirações que deixam a sua aparência semelhante com a daquele local ao qual ela se parece. A cidade não tem tanto terreno para se prolongar então eles crecem mar a fora, criando ilhas artificiais com desenhos exoticos e com aparencia fina e sobreba diante do existente na natureza. Dubai tem investimentos bilionários para ser a cidade modelo (Artificial) de vários paises do mundo num só lugar, podendo assim ter um gasto só ao ir a Dubai e visitar vários países num só lugar (Artificialidade).

Berlim


Berlim, capital da Alemanha foi fundada em 1237. sendo em parte da sua história palco de vários momentos importantes da história no mundo, como a sede do poder nazista na Segunda Guerra Mundial. As origens desta cidade se deu as margens do Rio Spree, como um pequeno povoado, no qual se chamava colln. Este povoado foi desenvolvido principalmente em direção a Alexandre Plate, uma das praças mas importantes da Berlim Moderna.
No século XVII, Berlim se tornou uma das cidades mais importantes da Prússia, no qual foi capital por volta de 1620 – 1786.
No século XIX, quando se tornou capital do Império Alemão se tornou depois de Londres a maior cidade da Europa. E nos dias atuais Berlim ocupa um destaque no cenário político mundial, isso se deu desde 1933, quando o Partido Nacional Socialista tomou poder na Alemanha.
Durante a Segunda Guerra a cidade foi bombardeada pelos ataques aéreos, ou seja, a cidade ficou em ruínas. E foi com essa derrota que foi definido pela conferencia de Pastdom que ela seria dividida em 4 zonas, ocupadas pela Grã-Betanha, França, Estados Unidos e União Soviética. Sendo que a área de Berlim, especificamente, que ficou inteiramente dentro da zona soviética, foi também dividida em 4 zonas. Sendo assim 3 destas zonas Alemãs ocidentais uniram-se formando a República federal da Alemanha com a capital sendo Bonn. E a outra zona, Soviética deu origem a República Democrática Alemã, tendo Berlim como Capital. Nos anos 90 a República Federal assumiu a administração de todo o país Alemão e reunificou Berlim, tornando-se assim a capital da Alemanha reunificada.
Rio de Janeiro



A cidade do Rio de Janeiro foi fundada em 1565 e é considerada uma das cidades mais bonitas do mundo.
O Rio teve seu grande desenvolvimento a partir de 1808, com a chegada do príncipe regente e os outros milhares de membros da corte portuguesa ao Brasil. Neste período diversos edifícios foram construídos, como a Acadêmica de marinha, Imprensa Régia, Escola Médica, Biblioteca, entre outros.
Em 1822 com a independência, a cidade tornou-se capital do novo país. A exportação de minérios e de produtos agrícolas ajudou-a a ter uma rápida expansão. Em 1835 começaram navegar os barcos e o vapor, e em 1868 os primeiros bondes ocuparam o lugar das carruagens.
A formação da cidade foi se dando ao longo do tempo, com seu relevo, criando a cidade nos vales e hoje em dia nos morros se encontram as favelas que são marcos arquitetônicos da auto-construção em todo mundo.

Paris














Paris, capital e maior cidade da França, ficando por muito tempo no topo como uma das melhores cidades do mundo.
Os primeiros assentamentos na região francesa datam do final do terceiro século a.C, atualmente onde é a Île de la cite.
No século 5 d.C, vieram os francos, que deram o nome a cidade-Paris, fazendo deste o capital de seu reino. Na idade medi, a cidade tornou-se importante centro religioso e floresceu também como centro de estudos, passando a atrair acadêmicos europeus para sua universidade, a Sorbonne, aberta em 1253.
A partir do meados do século XIX, a cidade passou por trasformações radicais, quando o Barão de Haussman é convidado por napoleão para modernizar a cidade. Haussman demoliu ruas sujas e tirou as favelas medievais que ocupavam a cidade, substituindo as por charmosas avenidas e bolevares.
Inicio do século XX Paris tornou-se a grande cidade que impulsionou a cultura ocidental, permanecendo por muitas décadas, exceto entre os períodos da Segunda Guerra Mundial, quando foi ocupada pelos nazistas.
Atualmente Paris enfrenta muitos desafios, típicos de um vasto conglomerado urbano, mas ainda continua a atrair milhões de turistas de todos os lugares do mundo.

Londres



A cidade de Londres capital da Inglaterra e do Reino Unido foi fundada a margem do riotâmisa em 43 dC.desenvolvida de acordo com o crescimento da imigração rural e irlândesae consequentemente se tornado uma cidade sem infraestrutura e sem saneamento básico decente.Durante a Segunda Guerra Mundial, Londres foi bombardeada pela Alemanha, destruindo váriaszonas da cidade. A reconstrução nos anos 50, 60 e 70 gerou vários estilos arquiteônicos nacidade.

Roma















Roma é a cidade capital da Itália, conhecida mundialmente como cidade eterna pela sua história milenar, Roma se espalha pelas margens do rio Tibre tendo o seu centro histórico com as sete colinas Palatino, Aventino, Campidoglio, Quirinale, Viminale, Esquilino, e Celio.
No interior da sua cidade se encontra o Vaticano (residência do Papa), uma das cidades mais inportantes mundialmente.
As a cidade vai sendo confornada de acordo com o seu relevo, vc pode ver isso nas ruas de roma quando se percebe o seu traçado natural pelas ruas que te fazem misteriosamente achar algo novo na proxima esquina a virar. É uma cidade museu, onde possui monumentos milenares e que possui subdivisões que vão se espalhando do centro as adjacencias do lado.


Barcelona















Capital da Catalunha, a cidade de Barcelona está localizada longo da costa do Mediterrâneo. E sua expansão territorial começou a se desenvolveu a partir dos leitos dos rios Llobregat e Besos. A extensão da cidade de Barcelona se deu posteriormente a partir da principal obra de IIdefons Cerdá, no qual tinha os fundamentos teóricos de a cidade funciona em torno do duplo conceito: movimento e repouso, as ruas devem oferecer todas as redes de infraestrutura necessária, o sistema viário é visto como um elemento fundamental para o funcionamento da cidade, e a união entre a cidade antiga e a nova deve existir sempre. Em 1854 decidiu que deveria derrubar as muralhas da Cidade Antiga caracterizada por altas densidades habitacionais, abrindo caminhos para a grande transformaçao da cidade de Barcelona. No ano seguinte, o engenheiro Cerdá faz parte da comissão que apresentará um ante-projeto do estudo do plano de extensão de Barcelona que definirá o traçado da nova cidade. E a partir da aprovaçao deste plano começa a perceber a ortogonalidade da malha urbana, que segue o sentido mar-montanha composta por blocos regulares de edificios no qual confere a legibilidade e identidade da implementaçao de Barcelona. Percebe-se que mesmo com o passar de 153 anos desde a implementaçao do plano, as novas propostas de intervenção urbana ainda tem se acomodado facilmente no racional layout proposto por Cerdá. E este plano é conhecido hoje principalmente por sua representação gráfica com sua retícula característica. Esta, no entanto, é mal compreendida e vista como uma grelha simples, que se estende à partir dos limites da cidade antiga. O plano apresenta um sistema completo que distribui parques, indústria, comércio e residências de forma equilibrada. As avenidas principais formam estruturas que coordenam a expansão das quadras. Os quarteirões, hoje preenchidos em todos os seus lados, foram idealizados como quadras abertas, que permitiam o maior fluxo de pessoas e de ar pela cidade, assim como poderiam ser preenchidos por áreas verdes. Tão importante quanto os desenhos é, também, o sistema teórico desenvolvido por Cerdá.

Shanghai



O processo de urbanização da cidade de Shanghai, situada na faixa leste da China, se deu ao longo de muito tempo sob uma conformação bastante diferenciada das demais cidades localizadas às margens de um rio. Em geral, ambos os lados sofrem o processo de ocupação simultaneamente, mas Shanghai, ao contrário, se desenvolveu por um longo período da sua história apenas na margem oeste, tanto que até poucos anos atrás ainda não existia uma ponte que interligasse as margens. Graças a este fato, a cidade possui hoje duas áreas completamente distintas. Uma com traços de diversos momentos históricos e outra com todas as características da arquitetura contemporânea e grandes torres de arquitetura high tech. A pretensão de Shanghai com todo esse crescimento urbanístico e arquitetônico é vir a se tornar a nova "capital do mundo".


Manhattan



A ilha de Manhattan, localizada na cidade de Nova Iorque, possui um traçado urbano todo desenvolvido de forma ortogonal, onde grandes avenidas longitudinais, ou seja, no sentido mais longo da ilha, são cortadas por transversais perpendiculares. Com grande força uma longa diagonal rompe esta malha, e se fez tão marcante que parece ter atraído uma ocupação de referência, estamos falando da mundialmente famosa Broadway. Outro aspecto que marca o tecido urbano da ilha é a grande escala do Central Park, situado exatamente no centro da ilha, trata-se um retângulo verde de enorme proporção e forte contraste em relação ao tecido urbano altamente verticalizado da grande metrópole.













Nenhum comentário: